“Sobre Nós” retrata cotidiano de preconceito e discriminação sexual
Estreia Nacional
O Brava Gente e o Polo Artes Cênicas (PoloAC) lançarão nesta sexta-feira (17) o documentário “Sobre Nós”, realizado pelos jornalistas e diretores Anselmo Dequero e Lara Oliver. A produção, inédita em nível nacional, reúne depoimentos de pessoas que integram o coletivo LGBTQIAP+ sobre preconceito e discriminação sexual. A estreia será às 21h no canal do blog no YouTube.
Esta produção apresenta histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por bullying, discursos de ódio e violências de gênero – caracterizadas por qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido à sua identidade de gênero ou orientação sexual. O documentário tem 20 minutos de duração.
Segundo o jornalista e diretor Anselmo Dequero, o documentário também foi produzido para destacar os 34 anos do Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio – nesta data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID).
“O objetivo é justamente contribuir para que as discussões sobre LGBTfobia sejam não só mantidas, mas ampliadas para que mais pessoas debatam o tema a partir dos depoimentos que entendemos como importantes e urgentes no contexto social. A intenção é dar mais visibilidade às histórias de personagens anônimos sobre um tema que ainda desafia a sociedade”, disse.
Anselmo Dequero ressaltou que, ao abordar o preconceito e a discriminação, “Sobre Nós” expõe um dos principais desafios aos que atuam em defesa dos direitos humanos no país: garantir e proteger as pessoas do coletivo LGBTQIAP+. “Apesar dos avanços que ocorreram nos últimos anos, falar sobre o tema infelizmente ainda parece ser um grande tabu no Brasil”, acrescentou. Entrevistas
Produção
Os depoimentos para a elaboração do documentário foram gravados entre março e abril deste ano em Campinas. A produção foi precedida de uma conversa com os entrevistados a fim de garantir total liberdade de expressão e transparência para os depoimentos. “Afinal, estas entrevistas representam parte dos problemas que acometem o coletivo LGBTQIAP+”, explicou Lara Oliver.
Conforme a jornalista e diretora, cada um dos entrevistados expôs sua opinião sobre a LGBTfobia e falou sobre suas expectativas relacionadas ao tema deste documentário. “Por isso, acreditamos que muitos irão se identificar com as histórias de vida dessas pessoas. As opiniões divergem bastante, mostrando o quanto ainda temos que avançar ao tratarmos sobre o tema”, concluiu.
SERVIÇO
Documentário “Sobre Nós”
Data: 17/05/2024
Horário: 21h
Local: YouTube
Para ter acesso ao canal, clique aqui.
Comments