Ministério da Cidadania lança o Prêmio Culturas Populares 2019
O Ministério da Cidadania abriu inscrições para a sétima edição do Prêmio Culturas Populares, que neste ano vai oferecer R$ 20 mil a 250 mestres, mestras ou Pontos de Cultura que estimulem e valorizem as expressões culturais; o prazo para os interessados se inscreverem pela internet termina em 16 de agosto. A iniciativa vai contemplar os que promovam ações específicas, como o bumba meu boi, a capoeira, o cordel, as culinárias regionais, o frevo, o maracatu, a quadrilha entre muitas outras. Na edição deste ano, 150 prêmios serão destinados a iniciativas de mestres e mestras da cultura popular, 90 a pessoas jurídicas sem fins lucrativos com finalidade ou natureza cultural, já reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva, e 10 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural, também reconhecidas como Pontos de Cultura ou cadastradas na Plataforma Rede Cultura Viva.
Os premiados nas edições de 2017 e 2018 não poderão concorrer neste ano. Os interessados podem apresentar uma única inscrição em apenas uma categoria.
A avaliação das propostas será feita por uma comissão designada especificamente para o prêmio, composta por profissionais de reconhecida atuação na área das culturas populares, técnicos e servidores do Ministério da Cidadania e de instituições parceiras. A comissão terá 30 membros, sendo 15 titulares e 15 suplentes.
Dentre os critérios de seleção estão a troca entre diferentes gerações que o saberes e fazeres da cultura popular tenham proporcionado, a relevância e a contribuição sociocultural das práticas nas comunidades em que são desenvolvidas e a capacidade de perpetuação e preservação dessas atividades tradicionais, gerando emprego e renda, entre outros.
Criado em 2007, o Prêmio Culturas Populares já teve seis edições, com cerca de 11 mil inscrições e 2.045 mestres, grupos e entidades sem fins lucrativos premiados com um total de R$ 28,75 milhões. A premiação ficou suspensa entre 2013 e 2016, tendo sido retomada em 2017. No ano passado, foram agraciadas 129 iniciativas da Região Nordeste, 123 da Sudeste, 99 da Sul, 98 da Norte e 51 da Centro-Oeste.
Para mais informações, acesse o site do Prêmio Culturas Populares.